Carga horária : 40 Horas
Público-alvo do treinamento:
Todos os profissionais da área de mineração e membros da CIPA, efetivos e suplentes.
Material didático
● Vídeo-aulas
● Apostila
● Quiz
● Material complementar (vídeos e textos)
● Avaliação final
Objetivo geral da capacitação:
• Compreender técnicas e habilidades referentes à prevenção de acidentes no âmbito do trabalho e de suas funções
• Compreender as obrigações legais acerca dos riscos da mineração, através de métodos que otimizam o controle de acidentes
• Compreender a prevenção e extinção de doenças do trabalho.
Objetivo de cada módulo
• Noções de Primeiros Socorros
Conceituar o que são primeiros socorros, qual seu objetivo e a importância de se ter pessoas capacitadas a prestar o primeiro atendimento em situações emergenciais.
Apresentar as ações de prestação de socorro em casos de emergência desde o atendimento inicial, resgate e transporte, avaliação do estado da vítima; posição de recuperação; ressuscitação cardiopulmonar; o que fazer em caso de engasgamento, sangramentos e ferimentos.
• NR 22 – Introdução
Introduzir a NR 22, que trata da Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração, os objetivos e campos de aplicação desta norma.
• NR 22 – Responsabilidades
Apresentar as responsabilidades dos empregadores que são responsáveis pelo cumprimento da norma no processo de trabalho em lavra garimpeira, bem como as responsabilidades dos trabalhadores e seus direitos ao exercer a atividade em um ambiente que oferece muitos riscos à sua saúde e integridade física.
• NR 22 – Organização do Ambiente
Revelar a importância da organização física do ambiente de trabalho que realiza atividades de mineração, visando a proteção da saúde e segurança dos trabalhadores e pessoas que terão acesso ao local das minas. Além disso, explicar como deve ser a circulação de transportes, pessoas e materiais dentro desses locais.
• NR 22 – Máquinas e Equipamentos
Diferenciar as máquinas, equipamentos, ferramentas no processo produtivo nas áreas de mineração e suas especificidades de utilização, trazidas na NR 11, bem como a sinalização da área de trabalho e circulação para garantir a saúde e segurança dos colaboradores. Além disso, demonstrar os riscos causados pela poeira mineral presente no ambiente e as medidas de controle.
• NR 22 – Operações de Desmonte
Apresentar como ocorrem as operações de desmonte de rochas utilizando explosivos e acessórios e desmonte mecânico, e os procedimentos de segurança necessários para evitar a exposição de trabalhadores a situações perigosas. Além disso, ressalta-se a importância de se oferecer condições seguras na etapa de deposição do estéril.
• NR 22 – Operações de Emergência
Orientar ao treinando quanto às ações que devem ser tomadas em casos de situações de emergência, levando em consideração as boas condições das vias e saídas de emergência.
• NR 22 – Gerenciamento de Riscos
Introduzir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN), demonstrando sua importância dentro das empresas de mineração, descrever os tipos de riscos que estão presentes no processo produtivo, apresentar Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e a necessidade de sua implementação e as etapas do programa de acordo com a NR 22.
• NR 22 – Metodologias de Análise de Riscos
Citar e exemplificar os métodos mais utilizados de investigação e controle de acidentes, como mapa de risco, HAZOP, ciclo PDCA, árvore de causas, dentre outros citados, além de demonstrar como deve ser realizada uma boa análise e gestão dos riscos.
• NR 22 – Técnicas de Investigação e Identificação
Apresentar técnicas de investigação de acidentes críticos que acontecem durante a fase operacional de sistemas que visam identificar erros e situações inseguras no processo de trabalho que podem causar acidentes durante o exercício da atividade. Além disso, apresentar técnicas de identificação de perigo denominadas ‘What-If’ que buscam revelar possíveis omissões em projetos, procedimentos e padrões.
NR 22 – Acidentes e Doenças do Trabalho
Conceituar acidentes e doenças do trabalho, suas causas e formas de prevenção.
• NR 22 – HIV e AIDS
Apresentar os sintomas, forma de diagnóstico e transmissão, formas de tratamento, orientações e informações gerais importantes relacionadas ao HIV.
• NR 22 – Higiene Ocupacional
Definir o que é a higiene ocupacional e como seus conceitos são utilizados para realizar a antecipação, reconhecimento e avaliação dos riscos, garantindo a segurança dentro e fora do local de trabalho.
• NR 22 – Aspectos da CIPAMIN
Descrever todas as etapas para constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração, desde a organização até o passo a passo para a realização das eleições de CIPAMIN.
• NR 22 – Legislação Trabalhista
Citar e explicar aspectos da legislação trabalhista no Brasil, quais são, como se aplicam em cada contexto, e como utilizá-las para viabilizar maior segurança e saúde dos trabalhadores na realização de suas atividades.
• Introdução e tipos de EPI
Apresentar ao treinando os tipos e categorias de equipamentos de proteção individual de forma geral e especificamente para cada tipo de risco, além de demonstrar a forma de utilização dos equipamentos de segurança, atentando para a sua correta colocação, objetivando garantir a total eficiência do equipamento assegurada pelo fabricante.
• Equipamentos de proteção coletiva – EPC
Apresentar ao treinando os tipos e categorias de equipamentos de proteção coletiva de forma geral e especificamente para cada tipo de risco, demonstrar sua importância na neutralização dos agentes ambientais e também para garantir a segurança do trabalhador, além exemplificar sua utilização em diferentes contextos.
• Inspeção de EPC e EPI
Ratificar a importância da inspeção dos EPI e EPC, apresentando as ferramentas necessárias para esta ação, além de demonstrar como a verificação diária pode impactar na eficácia dos equipamentos nas rotinas laborais e assegurar a proteção do trabalhador mediante suas atividades de trabalho.
• Telefones de Emergência e Glossário
Contém todos os telefonemas de emergência necessários ao trabalhador, assim como conceitos importantes utilizados durante todo o treinamento.
• NPS
Conceituar o que são primeiros socorros, qual seu objetivo e a importância de se ter pessoas capacitadas a prestar o primeiro atendimento em situações emergenciais.
Apresentar as ações de prestação de socorro em casos de emergência desde o atendimento inicial, resgate e transporte; avaliação do estado da vítima; posição de recuperação; ressuscitação cardiopulmonar; o que fazer em caso de engasgamento, sangramentos e ferimentos.
• Permissão de Trabalho – Introdução e Conceitos
Conceituar a permissão de trabalho, sua importância no desenvolvimento de atividades não rotineiras, além de demonstrar os objetivos de sua utilização.
• Permissão de Trabalho – Aspectos Iniciais
Caracterizar os responsáveis pela emissão e liberação da permissão de trabalho, além de listar suas obrigações, demonstrar os pré-requisitos para a emissão do documento e como deve ser o seu passo a passo.
• Permissão de Trabalho – Validação e Aprovação
Demonstrar como deve ser realizada a análise, validação e aprovação e uma permissão de trabalho.
• Permissão de Trabalho – Noções de Espaço Confinado
Definir e exemplificar o que são espaços confinados, além de demonstrar as medidas de segurança que devem ser adotadas na realização desse tipo de atividade.
• Permissão de Trabalho – Noções de Bloqueio e Sinalização
Citar, conceituar e explicar a forma e objetivo de utilização dos dispositivos de bloqueio mais empregados atualmente, conciliando com a realidade das atividades de trabalho.
• Permissão de Trabalho – Avaliação Pré-Tarefa
Definir como deve ser realizada a APT, os responsáveis por sua emissão e sua importância na prevenção de riscos e manutenção da atividade desenvolvida.
• Proteção Respiratória – Introdução
Introduzir conceitos e características que envolvem o aparelho respiratório e o ar respirável, bem como as situações de risco que envolvem o sistema respiratório.
• Proteção Respiratória – O Uso do Respirador e os Riscos
Demonstrar a importância, o funcionamento, as características e as limitações do uso do respirador para a proteção respiratória em casos de exposição a contaminantes gasosos e os efeitos no organismo causados pela má utilização do respirador.
• Proteção Respiratória – Modelos de Equipamentos de Proteção Respiratória
Apresentar os tipos de equipamentos que garantem a proteção respiratória e sua correta utilização.
• Proteção Respiratória – Inspeção e Cuidados com o Respirador
Demonstrar como é feita a inspeção dos equipamentos e os cuidados necessários para que os respiradores sejam eficazes na proteção respiratória.
Recursos:
● Apostila: disponibilizada em formato digital, com material de leitura completo para acompanhamento do conteúdo ministrado
● Quiz: questões rápidas, de múltiplas escolha, preparadas a partir do conteúdo dos módulos apresentados para garantir uma maior absorção do conteúdo assistido; ● Canal de interação: o treinamento oferece por meio do instrutor, o atendimento ao aluno de forma a prover e orientar suas necessidades através de canal de comunicação online disponível na plataforma de ensino
● Divisão de conteúdo: o treinamento será disponibilizado por meio de conteúdos apresentados em módulos a fim de garantir uma melhor fixação e entendimento por parte do aluno.
Tecnologias:
A plataforma EaD disponibiliza infraestrutura operacional de apoio técnico com profissionais capacitados e atualizados de acordo com as normas vigentes. Os vídeos são alocados na plataforma vimeo, uma das mais conceituadas do mercado para compartilhamento de vídeos com acesso limitado à equipe técnica responsável. O backup das informações é realizado a cada três horas e contamos ainda com a certificação da norma ISO 27002 (Boas práticas para gestão de segurança da informação), garantindo a segurança e sigilo de todas as informações disponibilizadas na plataforma. A avaliação final é elaborada a partir de questões previamente cadastradas de forma aleatória, garantindo que não existam avaliações idênticas para o mesmo usuário, ademais conta-se com o rastreamento a partir do registro de login e logoff do usuário.
Conteúdo programático:
• Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo
• Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho
• Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa
• Noções e medidas preventivas contra DST/ AIDS
• Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde no trabalho
• Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos
• Organização da CIPA/CIPAMIN e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão.
Avaliação de aprendizagem:
Avaliação composta por 10 questões aleatórias e de múltipla escolha, baseadas no conteúdo apresentado, a fim de atestar a proficiência do aluno no treinamento em questão. Para garantir a aprovação do aluno, é necessário que o mesmo obtenha no mínimo 70% de aproveitamento.
VER VALORES - FAZER RESERVA DE VAGA